terça-feira, 7 de junho de 2011

Salário de um contador

Quanta Ganha um contador ? (HUM) Depende .

E claro que em todas as profissões existem PROFISSIONAIS e profissionais mais em média um contador recém formado é muito mal valorizado comprando-se com outras profissões como medicina e engenharia, onde os "residentes" já tem um ganho em média de R$ 4.000,00 por mês.Um profissional da contabilidade que acaba de pegar o seu diploma ganha em média R$ 1.500,00 um pouco mais um pouco menos.
Já um profissional de contabilidade com uma certa experiência (no mínimo 5 anos) trabalhando para a iniciativa privada tem ganhos médios de R$ 6.000,00,(usando com base a cidade de Goiânia) pesquisa feita pela FGV mostra que um contador com Pós graduação/ mestrado ganha cerca de R$ 7.500,00 tornando a profissão a 4º mais bem paga do Brasil.
Já os CONTADORES empreendedores, para esse o céu é o limite. Existem empresas com as BIG FOUR (que tem como especialidade Auditoria) com ganhos BILIONÁRIOS e escritórios espalhados pelo mundo, e se tratando de Brasil há vários escritórios com ganhos milionários.
 Pesquisa  realizada cerca de 2 anos pela PEGN informando que ha 1(um) contador para cada 50 (cinqüenta) empresas, assim sendo podemos fazer  uma  conta hipotética  usando a média dos honorários cobrados em Goiânia que é de 1(UM) salário mínimo por mês, uma empresa de contabilidade fatura cerca de R$ 28.000,00 por mês.Fazendo um projeção de mercado e tirando as despesas das receitas eu diria quem em média um empresário de contabilidade com (5 a 10 anos de empresa) tira em torno de R$ 10.000,00 por mês.

8 comentários:

  1. Legal, legal!

    Estudo ciências contábeis em sp, e estou no sexto semestre, e tenho experiência de dois anos. Acho que é uma vergonha ganhar R$ 1.500,00 assim que formado. A minha pretensão salarial está em torno disso e não estou formado, e as empresas estão chamando muito. Creio que a gente precisa se valorizar, porque se não as empresas vão explorar essa classe.
    Quando eu me formar só aceito aceito salário acima de R$ 3.000,00 para iniciar, com o CRC então é mais.
    Pretendo fazer concurso público para fiscal do ICMS, e ganhar bem mais que isso, alias que seria muito bom pegar uma experiência na área de custos de empresas privada, pois pode servir de bagagem para empreendimentos a parte, bem como consultoria.
    Tenho um amigo contador que mora ai em Goaiânia e está procurando emprego ai. (Não sei se ele já conseguiu)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou contabilista e quando me formei, fui trabalhar numa multinacional: o salário era uma droga, os economistas trabalhavam a metade e ganhava o dobro, logo me enchi, também encontrei colegas desunidos, prendiam os trabalhos e não passavam para outro aprender nem "a lei da bala".Logo desisti do mercado e montei uma oficina de costura e aí pude comprar carro zero e AP em bairro nobre. Hoje estudo 7º semestre de Direito , vou pegar minha OAB e jamais vou me sentar em empresa alheia por oito horas para enriquecer o patrão e eu continuar pobre.Contador é profissão dura e trabalhosa e muito desvalorizada basta ver os conhecimentos que somos obrigados a absorver todos os dias e depois da harmonização das normas bras.p/internacionais, os Conselhos(detesto)disseram que o salários iriam subir :pois sim vai esperando.Então, colega, abra seu próprio escritório ou transfira seu curso para Direito.Boa Sorte! Conheço domésticas que não sabem ler nem escrever e ganha este salário inicial de contador

      Excluir
  2. Mas pensando sempre que essa profissao e devalorizada ela nunca vai ter o seu proprio valor nos conadores q temos q valoriza la e transmitir essa importancia e o valor dela e sem ela nenhuma empresa andava pra frente nos somos o cerebro das empresas q qualquer negocio

    ResponderExcluir
  3. Cada um faz o seu salario basta ter qualidade e talento pra profissao nao e pq o salario de uma empresa ta 1,500 q vc vai ganhar isso pro resto da vida basta si msm querer crescer cada dia mais tem q ter ambiçao adquada para q nao seja mais um no mundo e sim o diferencial faça juz dos anos em q passou na faculdade para ter mais vontade de crescer claro se seu tempo for a toa entao diga q e desvalorizada so para tampar o sol com a peneira!

    ResponderExcluir
  4. tenho 17 anos e estou iniciando o segundo semestre de Ciências Contábeis. estou muito indeciso, pois muitas pessoas que eu conheço me aconselham a seguir outra área, pois contabilidade é muito desvalorizada. por outro lado, conheço também alguns contadores que estão otimistas com o futuro, vão fazer pós graduação.... estou muito confuso, meu sonho mesmo é engenharia, mas para isto teria que sair da cidade, e estou sem condições financeiras no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça sim contabilidade, ouvimos muitas coisas a respeito de qualquer seja a profissão, nao se deixe levar por opinioes, e sim considere aquilo que vai fazer e ser o diferencial no mercado. Quanto a engenharia, se não pode fazer agora, faça mais para a frente, até porque é novo e tem todo um futuro pela frente.

      Excluir
    2. o Mano condição financeira ja era...
      faculdade se faz pelo fies engenharia e outro nivel

      Excluir
  5. Acredito, que o próprio Conselho de Contábilidade, não tem a devida ética para com os contadores, deixando os mesmos, com um patamar salarial medíocre diante do mercado e da natureza importante que necessita o país.

    Muitos colegas abandonaram a profissição por falta de opoio do próprio e maldto Conselho que cruza os braços, e só, a espera da boa e gorda anuidade.

    ResponderExcluir